Notícias

PROGRAMA OKUPA PÁSCOA 2018

Informamos que se encontram abertas as inscrições para o programa OKUPA PÁSCOA 2018. Consulte abaixo toda a informação disponível.

Planificação Okupa Páscoa 2018.pdf
Programa de Ocupação dos Tempos livres nas pausas letivas_PASCOA2018.pdf
Ficha de Inscrição Okupa Páscoa 2018.doc


INFORMAÇÃO SOBRE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS

O Despacho nº436-A/2017, de 5 de janeiro, do Ministro da Educação[1], aprovou a iniciativa “orçamento participativo das Escolas” (OPE) que tem como objetivos contribuir para as comemorações do Dia do estudante e estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando a sua opinião em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo do voto.
As propostas a apresentar no âmbito do OPE pelos alunos do 3º cilco do ensino básico e/ou do ensino secundário que frequentem estabelecimentos públicos de ensino, devem, de acordo como o Regulamento anexo ao citado Despacho, identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Existe uma ferramenta informativa e interativa do OPEscolas, no seguinte sítio na Internet: https://opescolas.pt
Em concretização desta iniciativa, as etapas a desenvolver na nossa escola para implementação do OPEscolas são as seguintes:

Continuar a Ler

    1. Definição da coordenação e divulgação pública dos procedimentos e prazos para apresentação de propostas – até final do mês de janeiro;
    2. Realização da primeira Assembleia de Delegados de turma no dia 2 de fevereiro;
    3. Realização de Assembleias de Turma durante o mês de fevereiro, a fim de desenvolver propostas no âmbito do OPEscolas (subscritas por um estudante proponente ou por um grupo de estudantes do 3º ciclo até um máximo de cinco);
    4. Realização da segunda Assembleia de Delegados de Turma no dia 22 de fevereiro;
    5. Entrega presencial na secretaria da escola até ao final do mês de fevereiro das propostas apoiadas, pelo menos, por 5% dos estudantes com direito a voto que frequentam este estabelecimento;
    6. Aperfeiçoamento e/ou fusão ou desistência de propostas: reunião realziada entre a coordenação local e os proponentes das várias propostas na primeira semana de março;
    7. Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;
    8. Votação das propostas no dia 23 de março, em local e horário a definir, entretanto, pelo Conselho Geral;
    9. Apresentação dos resultados: até cinco dias úteis após a votação;
    10. Planeamento da execução: até ao final de maio;
    11. Execução da medida : até ao final de 2018

[1]Publicado em:https://dre.pt/home/-/dre/105711800/details/maximized?serie=II&dreId=105711797



Continuar a Ler

PROGRAMA OKUPA NATAL 2017

Informamos que se encontram abertas as inscrições para o programa OKUPA NATAL 2017. Consulte abaixo toda a informação disponível.

OKUPA NATAL 2017.pdf
PLANIFICAÇÃO_OKUPA Natal 2017.pdf
Ficha de inscrição Okupa Natal 2017.doc


CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE – AJUDAR TAMBÉM É EDUCAR

Convidamos todos os alunos, encarregados de educação, professores e funcionários a participar na 3ª edição da campanha para um Natal mais solidário, Ajudar Também É Educar.
Contribua com alimentos, produtos de higiene e limpeza, até 15 de dezembro e entregue-os no Gabinete de Apoio ao ALuno e Família (GAAF) na escola sede.
Podem também ir à Biblioteca trocar alimentos por livros, na Feira do Livro usado.
Na semana que antecede o natal, a escola irá distribuir os donativos recolhidos às famílias dos alunos que mais precisam. O sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um. Faça parte desta causa!

A Presidente da CAP
Maria Teresa Andrade

CORTA-MATO ESCOLAR 2º e 3º CICLOS – 2017/18

Caros Encarregados de Educação,
Informamos que, no próximo dia 22 de novembro, haverá alteração no horário de funcionamento e atividades a desenvolver na escola sede, tendo em consideração que nesse dia terá lugar o corta-mato escolar. Os alunos devem comparecer às 9h 00, na sala de aula correspondente ao 2º tempo letivo do seu horário. Aí será feita a chamada e os alunos serão encaminhados para os espaços respetivos, de acordo com as atividades em que irão participar. Esta atividade decorrerá das 9h30 às 12h30, momento em que participarão na cerimónia de entrega das medalhas aos melhores classificados de cada escalão. O serviço de refeitório decorrerá normalmente das 12h30 às 14h00. Os alunos poderão sair após a entrega das medalhas.
Aproveitamos igualmente para convidar os encarregados de educação a participarem nesta atividade, corrida ou marcha, devendo para o efeito fazer a sua inscrição, na portaria da escola ou através do telefone 219169430, até ao dia 20/11/2017.

Maria Teresa Andrade
Presidente da CAP


PROGRAMA DE DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA NAS ESCOLAS – 2017/18

No dia 27 de abril de 2017, o AE Visconde de Juromenha integrou o Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário da rede pública de Sintra, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
Veja a notícia AQUI
Informamos que se encontra já instalado, na escola sede deste agrupamento, um DAE, desde o mês de outubro de 2017, tendo ocorrido a formação dos profissionais no mês de julho.


INSCRIÇÃO NA ESCOLA DE ARTES – 2017/18

Informam-se os encarregados de educação que as inscrições para as várias atividades do projeto ESCOLA DE ARTES se encontram abertas. Podes descarregar aqui a ficha de inscrição, entregando-a depois na papelaria da escola.
Ficha de inscrição ESCOLA ARTES.doc


INSCRIÇÃO NO DESPORTO ESCOLAR – 2017/18

Divulga-se o horário das várias atividades do DESPORTO ESCOLAR para 2017/18. Os alunos devem solicitar a ficha de inscrição junto dos respetivos professores de educação física.
Horário DESPORTO ESCOLAR_2017_18.pdf


PROGRAMA OKUPA VERÃO 2017

Informamos que encontram abertas as inscrições para o programa OKUPA Verão 2017. Consulte abaixo toda a informação disponível.
REGULAMENTO OKUPA VERÃO2017.pdf
ATIVIDADES_OKUPA_VERÃO.pdf
Ficha de inscrição Okupa Verão2017.doc


PARTICIPAÇÃO NA 25ª MOSTRA DE TEATRO DAS ESCOLAS DE SINTRA


WORKSHOP “LEGUMINOSAS DE COMER E CHORAR POR MAIS” – 22/04/2017 – EB TAPADA DAS MERCÊS

No corrente ano letivo, o Município de Sintra pretende levar a efeito um conjunto de iniciativas dirigidas aos alunos e famílias, com o objetivo de promover a educação alimentar e hábitos de alimentação saudável.
A próxima iniciativa irá ter lugar já no próximo dia 22 de abril, sábado, nas instalações da EB Tapada das Mercês, site Rua Francisco salgado Zenha, 26, 2725-548 MEM MARTINS, entre as 10h00 e as 13h00 sob o título “Leguminosas de Comer e Chorar por mais”.
O Chef André Gerardo é Mestre em Inovação em Artes Culinárias, Licenciado em Produção Alimentar pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e com o Curso de Restaurante/Bar da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Fez estágios no Hotel Palácio do Estoril, no Hotel Dom Pedro, Hotel Altis Belém, na cafetaria Mensagem e no restaurante de estrela Michelin, Feitoria.
As inscrições são limitadas e devem ser realizadas até ao dia 21 de abril para os seguintes contactos: Tel.:21 923 60 63 ou Email: dple@cm-sintra.pt


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS
RESULTADOS

No passado dia 24 de março de 2017, decorreu a votação das propostas no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2017. Em votação encontravam-se três propostas: PROPOSTA A (equipamento de som para sala de convívio), PROPOSTA B (2 armários com 9 cacifos para balneários) e PROPOSTA C (mobiliário e jogos lúdicos para átrio da biblioteca), Após o encerramento da mesa de voto, procedeu-se á contagem dos votos, a qual foi efetuada pelo Presidente da Comissão Eleitoral, professor Armando Inocentes e pelos delegados de turma do 7º3, 8º2, 9º2 e VOC sec., tendo-se apurado os seguintes resultados, num total de 479 votantes: Proposta A – 395 votos; Proposta B – 24 votos; proposta C – 41 votos; Votos brancos – 3 votos; Votos nulos – 16 votos; Abstenções – 47

Continuar a Ler

Orçamento Participativo da Escola

No passado dia 28 de fevereiro terminou o prazo para entrega das propostas elaboradas pelos alunos do 3º ciclo e secundário, seguindo-se a fase de aperfeiçoamento das mesmas. Informam-se todos os interessados que as três propostas que serão levadas a votação se encontram divulgadas abaixo e ainda afixadas em três locais na escola sede: sala de convívio, centro de recursos e no piso 1, junto aos laboratórios 3 e 4. de 10 a 23 de março decorre o período de divulgação e debate das propostas. A votação das propostas terá lugar na escola sede, no Dia do Estudante (24 de março) em local e horário a divulgar pela comissão eleitoral. Consulte abaixo cada uma das propostas:
PROPOSTA A – Proposta A_Equipamento de som.pdf
PROPOSTA B – Proposta B_Cacifos para os balnearios.pdf
PROPOSTA C – Proposta C_Biblioteca_espacoLudico.pdf
Não deixes de participar!

Orçamento Participativo das Escolas dá voz aos alunos

A partir do anúncio feito no Conselho de Ministros de 24 de março de 2016, dedicado ao dia do Estudante, foi lançado o Orçamento Participativo das Escola. Este tem como objetivo ouvir a opinião dos alunos do 3º ciclo e secundário para saber o que querem ver melhorado ou o que é necessário para beneficiar o espaço escolar ou os processos de ensino aprendizagem.
Durante o mês corrente os alunos vão reunir-se nas assembleias de turma para apresentarem as suas propostas, que serão divulgadas e debatidas na assembleia d delegados no próximo de 22 de fevereiro.
Cada proposta deve conter no máximo 1000 palavras e estar em sintonia com o projeto educativo.
para mais informações consulte o documento OPE.pdf

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

No âmbito do OPE, a DGEstE disponibiliza um conjunto de materiais dirigidos aos alunos (nos formatos que mais utilizam). A saber:
-Uma página de Facebook – www.facebook.com/opeescolas – com linguagem adequada aos estudantes e conteúdos que visam estimular a participação;
– Uma conta Whatsapp – 910106937 – para que os alunos possam enviar as suas perguntas e dúvidas;
Um sítio na internet – www.opescolas.pt – que foi melhorado e que deve ser agora consultado por todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, etc.
Consulte abaixo as newsletters anteriores

DEZEMBRO 2016
NOVEMBRO 2016
JANEIRO 2017
FEVEREIRO 2017
MARÇO 2017
ABRIL 2017
MAIO 2017
JUNHO 2017
ESPECIAL FINAL_ANO
OUTUBRO 2017